Mochilão – Bolívia (Chacaltaya e Valle de la Luna)

Este artigo está na(s) categoria(s) Uma noiva no blog!.

Acordamos um horário normal, buy tomamos café no hostel (bem gostosinho até, unhealthy simples mas bom). Fizemos check out, deixamos as malas no hostel e partiu montanha!

A montanha chacaltaya era uma das maiores estações de ski, mas com o El Niño, a neve começou a derreter muito rápido e restou pouco por lá, ai desativaram. Ainda tem um pouco por lá, mas nada comparado como antes.

E agora virou ponto turístico aventureiro rs. A van nos pegou no hotel e outras pessoas. Explicou regras básicas como a altitude, cuidado, andar e parar se sentir mal, ver os limites do próprio corpo, etc. Parou em uma vendinha antes de começar a adentrar os caminhos da montanha e algumas pessoas compraram chocolate e sorochepills (uma pílula que ajuda com esses males da altitude).

Começamos a subir a montanha. É animal a vista. Ele para um pouco antes para tirar foto de longe da montanha, e ai você já começa a sentir o frio rsrs. Vá MUITO bem agasalhado se for. Luvas, touca, cobertura para boca, etc.

O caminho para subir dá um medinho, mas a agência sendo confiável, o motorista e o guia também são e passam muita confiança. Na subida vimos alguns atletas treinando corrida. Correndo. de. Shortinhos. Correndo. Se falta ar andando, imagina correndo, e se é frio com luvas, imagina de shortinhos? Hahahahhaa. ANIMAL!

Chegamos! Ufa. Algumas fotos, preparação e…bora subir! Meu marido e minha madrinha não conseguiram, foram, foram, foram e pararam. Ele disse que a cabeça estava explodindo, parecia que ia desmaiar. Ficou com medo e voltou. Até porque se desmaiar lá a chance de ir barranco a baixo é alta. Ele ficou triste, estava bem ansioso para subir. Eu e o marido da minha madrinha continuamos. Muito vento, o que intensifica tudo. Muito frio, a altitude de 5400 metros tinindo no coração hahaha, falta de ar, mas continuamos, devagar e sempre. Sem falar, sem perder o foco.

Chegamos! Meu Deus que demais! Que sensação ótima de conquista! A vista é demais. Fica mais fácil subir depois de uma curva que a montanha faz, e o vento deu uma pausa. Foi tocante, parar e orar e ver como Deus é perfeito.

A montanha é uma junção de muuuuitos cascalhos. Juro. Dá um medinho, mas vai com cuidado (principalmente na descida), que dá tudo certo. Eu não falo: se você for assim, ou assado não conseguirá, vi dentro do nosso grupo de 4 pessoas que é muito pessoal como cada um reage a essa altitude e o esforço físico.

Descemos, comi um chocolate – é o mais indicado, já que quanto mais alto, mais comprimido seus órgãos ficam, então não é bom comer muito, e selecionar o que come, para dar energia. Todos chegaram e voltamos para La Paz, para continuar e ir para o Valle de la Luna, nos arredores de La Paz.

O clima vai mudando e você vai tirando as blusas rs. Pois fica quente e árido. eu andei com blusa comprida, porque estava com bastante medo do sol. Apesar de usar muito protetor.

O Valle de la Luna é um sítio arqueológico, com formações rochosas com minérios. E conforme o vento e o tempo desgastam os minérios e eles caem ou somem, a rocha/a terra, vai se desfazendo e formando buracos. O guia disse que em 10 anos não existirá mais. Os buracos chegam até 400 metros de profundidade. Você vai andando por uma trilha indicativa, e o guia explicando. É muito bonita a vista.

Esses dois passeios tomam o dia todo, chegamos 16h/17h no hotel de novo. Comemos o que sobrou dos lanchinhos que levamos para o dia todo (comemos na van mesmo hahahaha). Pegamos um táxi para o terminal rodoviário e embarcamos para o Uyuni. Mais 15h de ônibus.

thumb_IMG_3404_1024 thumb_IMG_3406_1024 thumb_IMG_3413_1024 thumb_IMG_3422_1024 thumb_IMG_3424_1024 thumb_IMG_3428_1024 thumb_IMG_3431_1024 thumb_IMG_3434_1024 thumb_IMG_3438_1024 thumb_IMG_3439_1024 thumb_IMG_3446_1024 thumb_IMG_3449_1024 thumb_IMG_3457_1024 thumb_IMG_3458_1024 thumb_IMG_3463_1024 thumb_IMG_3465_1024 thumb_IMG_3464_1024 thumb_IMG_3466_1024 thumb_IMG_3468_1024 thumb_IMG_3470_1024 thumb_IMG_3471_1024 thumb_IMG_3472_1024 thumb_IMG_3474_1024 thumb_IMG_3478_1024 thumb_IMG_3484_1024 thumb_IMG_3489_1024 thumb_IMG_3494_1024 thumb_IMG_3500_1024