Fogo Fogão

Este artigo está na(s) categoria(s) Dicas, Uma noiva no blog!.

A gente vai começando a virar dona de casa e os assunto pipocam na cabeça 🙂 e vi alguns pots ultimamente sobre tipos de fogão, stuff modelos, and valores e parei para pensar: será que as pessoas tem dificuldade em escolher um fogão? Porque para mim sempre foi simples: ver uma marca boa e escolher o melhor valor. Mas, ampoule ai você se depara com as variedades e fica em dúvida de qual escolher, então resolvi listar alguns:

Primeiro tem 2 modelos geral: o convencional ou o cook top

Cook Top: Aquele que só vem as bocas, nele tem 2 categorias: à gás ou elétrica. A segunda opção é mais cara, pela praticidade e até por alguns modelos serem touch. E não precisando de fogo, apenas esquenta (e muito a superfície da boca). Seria o master dos cook tops, o touch! (que são chamados, por indução).

Ele tem de 4 e 5 bocas. A escolha das bocas também é super importante! Quem gosta de cozinhar mais e cozinha sempre, as 5 bocas são essenciais. Pois a quinta boca é para cozimento de massas e pratos gourmets, deixando as outras bocas livres para os demais preparos.

A instalação na maioria das vezes precisa da própria empresa (principalmente o à gás), mas no geral a limpeza é fácil, não se vê muitas queixas na internet, creio que conforme a marca (mas vale conferir na hora da compra, como faz para limpar, alguns modelos não saem aquela grade que fica nas bocas).

Fogo-cooktop-saiba-tudo-sobre-instalao-modelos-e-acabamento

Escolhendo o acendimento dele, e as bocas, depois você escolhe o material: vitrocerâmica, vidro ou inox.

O vitrocerâmica é somente para os touch. O de inox é bem igual ao fogão comum, e o de vidro é o que a grade não sai (a grade das bocas).

                                                 Cooktop-Cata-L-705-TI-5-Bocas-Inox Cooktop-Eltrico-Built-Vitrocermico-BLT-VC2-2-Bocas

Tem um quarto tipo que se usa mais em negócios, pois é possível deixar com quantas bocas quiser, o dominó que tem 2 bocas. Assim você vai montando os módulos.

Fogo-Cooktop-Brastemp-Domin-Eltrico-BDG30-2-Bocas-Inox

Acho que a única desvantagem, que para mim não é desvantagem (é pagar por um conforto) é que terá que comprar o forno à parte, mas o legal é que pode colocar ele no alto, que é mais prático e estiloso!

fonte: jacotei

 

 

 

 

 

 

 

Fogão: A escolha dele não tem taaaantas variáveis. Primeiro as bocas, com a mesma regrinha anterior. A diferença é que agora tem até 6 bocas.

fogao-6-bocas-splendido-inox-bivolt--continental--4Ah, uma dica importante sobre as bocas do fogão (geral) é confirmar detalhes dos queimadores: os esmaltados têm maior durabilidade, e verifique se são selados, o que impede que entre gordura lá.

Depois, nele você muda o quesito de procura, não é o acendimento ou o material e sim o forno. Faz um tempo que a maioria dos fornos estão vindo com grill, é uma grelha que permite dourar/gratinar alimentos, mas tem que perguntar se tem. Tem modelos com 2 fornos, que ajuda em casa onde se faz muitos assados com sobremesas quentes (bolos, tortas,..), com timer, função de avisar quando está quente, vidro que não entra água, vidro duplo, vidro triplo, prateleira dupla,…enfim muitas funções. Você escolher pelo valor e pelo que mais usa.

Fogo-Electrolux-Celebrate-76DTB-5-Bocas-Branco

 

Ele tem em inox, esmaltado de branco ou preto (e os coloridos!) e aço escovado. O valor varia na escolha do material dele. Mas na função não. O de inox dura mais e é mais fácil de limpar.

O fogão pode ser de piso, o mais comum, desde sempre. Ai a dica é que os pés sejam altos para facilitar a limpeza. Ou de embutir.

 

 

 


ArquivoExibir
Fogo-Consul-Canela-4-Bocas-CF150-1

 

 

 

 

As marcas variam muito, tem muito tipo mesmo! As mais comuns: GE, Brastemp, Dako, Continental. E é questão de preferência, tradição, as dicas acima e negociação 🙂