Diário Mirandella

Este artigo está na(s) categoria(s) Diário Mirandella.


DSC_0189 DSC_0197

Garçons é algo que pode ser pauta de muita conversa: seu comportamento, viagra sale sick humor, educação, qualificação ao servir, capacidade, conhecimento, prontidão.. Uma infinidade de itens que se precisa para ter um bom serviço.

Eles são, junto com seus coordenadores, os porta voz do buffet. E a primeira impressão. Muitos já devem ter ouvido de garçom mau educado, ou que não servia a mesa e passava direto, enfim, muitas histórias. E tudo isso é sem justificativa, porque é o trabalho dele e o mínimo é educação. Mas, tem algumas explicações.

Uma delas é o número de garçom. O ideal é 1 para cada 10 convidados. Mas, tudo é custo. Aprendemos em um curso que um cardápio econômico pode ter 1 garçom para cada 30 convidados. Isso mesmo. Deixando sempre a possibilidade de incluir mais (e aumentando o valor do cardápio novamente, mas por escolha do cliente). Esse é o máximo e com BONS garçons.

Apesar de 1 para 30 ter sido a instrução, ele influencia (por isso, uma espera de 5 a 8 minutos. É pouco? Pode ser, mas dependendo do nível da sua festa não é ideal. Lembrando, estamos falando em um cardápio econômico e focando um jantar com ilhas ou coquetel básico. Se for empratado, finger food, outros sem negociação nos garçons.

Eles são divididos ou por mesa, ou praça, e eles atendem/ouvem outras mesas, mas o pedido ficará para o que cuida da sua mesa. Então educação com eles, paciência às vezes você pediu para aquecer uma papinha, a outra amiga água com açúcar, o namorado uma entrada que já passou, e a tia uma cadeira extra para as bolsas. CALMA rs, tudo será atendido, mas se em um restaurante você às vezes espera UMA hora para comer, 5 minutos para ele buscar todos itens é aceitável, certo? Porque além dos pedidos da sua mesa, ele tem um coordenador o cobrando, o observando e ele tem que manter a postura, seguir o ritmo da festa.

Tem reclamação do garçom? Sendo verdadeira, procure o responsável e comente com ele. Pode causar a demissão desse garçom, mas você será educado e ele aprenderá a manter o mínimo de educação.

Um garçom é um ser humano e mesmo sem ele querer, pode passar uma impressão errada, caso esteja preocupado com filhos, família, contas para pagar, morte de um ente querido,..problemas que todos têm. E isso às vezes influencia, por isso paciência e procure o responsável para que soluções sejam tomadas, dentro do limite da razão e respeito com todos.

Nada justifica, e muitos são muito profissionais em segurar a barra pessoal.

Se ele estiver OK em tudo, basta ser simpático/educado, que conseguirá tudo e mais um pouco do seu garçom, e outros mesmo que não estejam cuidando da sua mesa.